Geografia para ENEM 2023: O que Estudar, Temas e Dicas

Estudar Geografia para ENEM 2023 é fundamental para obter uma boa nota no exame e, assim, conseguir seu ingresso a uma faculdade pública ou particular. Por isso, fique por dentro dos principais conteúdos de Geografia para ENEM 2023 lendo este artigo.

publicidade
Geografia para ENEM 2023
Geografia para ENEM 2023 (Imagem: Pexels)

Prova de Geografia do ENEM

Na prova do ENEM, Geografia consta no caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, juntamente com as disciplinas de História, Sociologia e Filosofia. A prova é aplicada no segundo dia do exame e contém, em média, 9 a 11 questões de Geografia.

publicidade

Os exercícios de Geografia do ENEM são versáteis, pois englobam temas da atualidade que, em contrapartida, se relacionam com os conteúdos de História e Sociologia. 

Geografia para ENEM 2023
Imagem: Pexels

Ainda, na prova de Geografia do ENEM os alunos verão questões que abordam os assuntos aprendidos no Ensino Médio, em que se destacam cartografia, recursos naturais, estrutura interna da Terra, demografia, espaço rural, urbanização, globalização etc. 

publicidade

Além disso, é cobrado do aluno o entendimento dos acontecimentos do Brasil e do mundo, como conflitos políticos, cidadania, democracia, economia e meio ambiente, por exemplo.  Dessa forma, o estudante deve ter a capacidade de associar o conteúdo aprendido na escola com os fatos da atualidade. 

Imagem: Pexels
publicidade

O que mais cai no Enem de Geografia?

Analisando as edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio, é possível ter uma noção dos temas mais frequentes da prova de Geografia. Em suma, os conteúdos de Geografia para o ENEM que devem ser estudados, são:

  1. Questões Ambientais – são os impactos causados no espaço geográfico devido à intervenção humana. Nesse caso, tem como exemplo a industrialização, o uso excessivo dos recursos naturais e a grande quantidade de resíduos.
  2. Geografia Física –  é o estudo das características físicas do planeta, como o solo, relevo, clima, vegetação e paisagem.
  3. Geografia Humana – também conhecida como Geografia Cultural é a área que estuda os aspectos da sociedade e sua interação no espaço em que vive.
  4. Hidrografia – é o estudo da água, em que você deve saber sobre as bacias hidrográficas, lagos, mares, distribuição dos recursos hídricos, saneamento básico, desperdício e escassez. 
  5. Urbanização – você deverá estudar os fatores que levam ao crescimento desenfreado das cidades, bem como os seus impactos, como desigualdade social, insegurança e violência. 
  6. Globalização – além de estar na prova de Geografia do ENEM, esse tema pode aparecer na Redação e engloba os mais variados assuntos, como modernização, empobrecimento, desigualdade social, trocas comerciais, avanços tecnológicos etc. 
  7. População Mundial – estudo do crescimento demográfico e distribuição da população em todo o mundo, além dos aspectos que podem dificultar ou facilitar a sobrevivência em determinadas regiões do planeta.
  8. Clima e Vegetação – nesse tópico, você deverá estudar os tipos de clima, os fatores que influenciam as mudanças climáticas, os biomas brasileiros, agropecuária, desmatamento e vegetação brasileira. 
  9. Geopolítica – área em que se estuda os acordos e desacordos entre os diferentes governos, as guerras como as na Síria e na Ucrânia, além dos cenários políticos no Brasil e no mundo. 

Você pode praticar o que viu até agora nessa lista de exercícios de edições anteriores do ENEM

publicidade

Como estudar Geografia para o ENEM?

Para que a preparação para a prova seja a mais tranquila possível, listamos algumas dicas de estudos que vão te auxiliar a manter a tranquilidade e, ainda, tirar uma boa nota no ENEM. Se liga nas dicas:

Imagem: Pexels
  • Primeiro, é importante reservar um local tranquilo para estudar;
  • Posteriormente, liste todos os temas importantes e monte um cronograma com eles, reservando um horário de estudos para cada um; 
  • Você pode usar diferentes técnicas de estudos, para aperfeiçoar sua memorização, desse modo, leia apostilas, assista videoaulas, ouça podcasts e faça simulados. Acompanhar os noticiários também vão te ajudar a ficar por dentro dos acontecimentos do Brasil e do Mundo. 
  • Por fim, elabore mapas mentais e esquemas sobre cada assunto que poderá cair na prova. 
publicidade

Veja um resumão de Geografia para o ENEM, no vídeo a seguir:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

publicidade
Paula Coelho Assis
Formada em pedagogia, Paula possui mais de 3 anos de experiência em produção de conteúdo online voltando para a área de educação. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos envolvendo o universo dos vestibulares ao redor do Brasil.