Física para ENEM 2023: O que Estudar, Temas Frequentes e Dicas

Que tal se preparar para estudar física para ENEM 2023? Saber quais são os conteúdos mais importantes é uma boa alternativa para conseguir se dar bem no exame. Portanto, continue a leitura do artigo e entenda tudo sobre física para ENEM 2023

Física para ENEM 2023
Física para ENEM 2023 (Imagem: Freepik)

Fique por dentro da Física ENEM 2023

A maioria dos estudantes sentem arrepios quando se ouve falar em física. A saber, trata-se de uma matéria bem complexa, que estuda os fenômenos da natureza por meio de teorias, observações e experimentações. A disciplina, ainda, possui alguns cálculos que são importantes para a prova do ENEM.

Entretanto, o ENEM é um exame que preza a reflexão e o entendimento dos enunciados. Por isso, é importante que na prova de física o aluno tenha sagacidade na interpretação de textos, algo muito cobrado em todas as disciplinas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Física para ENEM 2023
Imagem: Freepik

No ENEM, a prova de física compõe o caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, juntamente com Química e Biologia. Juntas, elas totalizam 45 questões. Porém, você encontrará, em média, 15 questões de física.


6 temas frequentes de Física para ENEM

Antes de mais nada, é importante ressaltar, que uma das principais dificuldades que um aluno tem na prova de física do ENEM é a interpretação dos gráficos e tabelas, além da falta de entendimento do vocabulário científico.

Portanto, além de se inteirar dos principais assuntos, é importante que você estude os conceitos da física e pratique o hábito de leitura, para adquirir mais facilidade na compreensão dos enunciados. 

Imagem: Freepik

Desse modo, se liga nos 6 temas frequentes de física para o ENEM e bons estudos!

  1. Mecânica – você deverá estudar os tipos de movimento que incluem o Movimento Uniforme, Movimento Uniformemente Acelerado e Movimento Circular Uniforme. Além disso, é necessário estudar as Grandezas Fundamentais, que são tempo, espaço, velocidade e aceleração. Outro estudo importante em Mecânica são as Leis de Newton. 
  2. Fenômenos ondulatórios – é importante estudar os diferentes comportamentos que as ondas possuem em situações distintas, como reflexão, refração, polarização, dispersão, difração, interferência e ressonância. 
  3. Eletricidade e Magnetismo – nesse estudo inclui os circuitos elétricos, potência elétrica, consumo de energia, campo magnético da Terra, indução eletromagnética, dentre outros. 
  4. Termodinâmica – você deverá estudar as causas e efeitos que interferem na mudança de temperatura, pressão e volume. 
  5. Óptica – refere-se ao estudo dos fenômenos relacionados à luz, bem como sua propagação. Esse grupo pode-se dividir em Óptica Geométrica (propagação retilínea, reflexão, refração, espelhos e lentes) e Óptica Física (interferência, composição, polarização, emissão etc).
  6. Leis da Física – Em suma, você irá estudar as Leis de Newton (Lei da Inércia, Lei da Ação e Reação, e Lei do Princípio Fundamental da Dinâmica) e Lei de Ohm.
Imagem: Pexels

Como estudar física para o ENEM

Antes de mais nada, saber o que cairá na prova não é suficiente para que você se dê bem no ENEM.

Pois, por meio de um cronograma de estudos, a título de exemplo, você conseguirá se organizar e, assim, facilitará o processo de aprendizagem. Por isso, não se esqueça de seguir as nossas dicas:

  • Primeiramente, reserve um local tranquilo para estudar;
  • Depois, monte um cronograma de estudos, escolhendo dias e horários distintos para cada tema de física para o ENEM;
  • É fundamental fazer um treinamento de leitura de gráficos e tabelas;
  • Posteriormente, elabore mapas mentais com o resumo de cada assunto a ser estudado;
  • Mantenha-se atualizado sobre as descobertas científicas, mudanças ambientais e novas tecnologias, pois isso poderá cair na prova;
  • É importante utilizar diferentes métodos de estudos. Ou seja, além dos livros didáticos, assista videoaulas e ouça podcasts, por exemplo;
  • Além disso, faça simulados e exercícios das edições anteriores do ENEM;
  • Não se esqueça de estudar o SI – Sistema Internacional de Unidades, pois trata-se de um recurso utilizado por cientistas do mundo todo, com intuito de padronizar as unidades de medida;
  • Por último e não menos importante, separe momentos de descanso. Assim, você estará revigorado e com mais disposição quando retomar os estudos.

Fique por dentro do intensivão de Física para o ENEM  e aprimore suas fontes de estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Paula Coelho Assis
Formada em pedagogia, Paula possui mais de 3 anos de experiência em produção de conteúdo online voltando para a área de educação. Além de estar sempre ligada nos atuais assuntos envolvendo o universo dos vestibulares ao redor do Brasil.