Estudar Filosofia para ENEM 2023 é de extrema importância para garantir uma nota alta no exame. Por isso, acompanhe o artigo e confira os principais assuntos de Filosofia para ENEM 2023. Assim, você poderá se dar bem na prova!
Como funciona a prova de filosofia do ENEM?
A prova de Filosofia é aplicada no primeiro dia do ENEM e consta no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nesse grupo, também contém as disciplinas de Sociologia, Geografia e História. Juntas, elas totalizam 45 questões, sendo que dessas tem, em média, 6 a 8 questões de Filosofia.
Apesar de, aparentemente, constar poucas questões de Filosofia, no ENEM você pode encontrar exercícios de outras disciplinas que citam teorias de grandes filósofos. Por esse motivo, o estudo de Filosofia para o ENEM se torna tão importante.
A prova de Filosofia do ENEM, assim como as de outras disciplinas, constam enunciados extensos e que exigem do aluno boa interpretação de texto. Além disso, a prova do ENEM não é um tipo de exame em que o requisito é que você decore toda a matéria, pois o importante é você refletir, pensar e raciocinar.
Desse modo, para você tirar uma boa nota no ENEM e garantir sua vaga em uma universidade, é necessário que você tenha um vasto entendimento acerca dos filósofos e suas teorias e que saiba conectar cada um deles.
Sendo assim, é importante você saber que ter tudo decorado não vai te ajudar a adquirir um conhecimento profundo da matéria. E isso vale não apenas para Filosofia, mas sim para todas as disciplinas.
5 temas frequentes filosofia para ENEM
Agora que você já sabe alguns macetes da prova de Filosofia do ENEM, é hora de saber os temas que, possivelmente, cairão na prova deste ano.
Antes de tudo, é preciso estar ciente que, além de ter conhecimento sobre a disciplina e seus conteúdos, você deve ter muita atenção ao enunciado apresentado. Então, vamos aos 5 temas de Filosofia que poderão cair na prova do ENEM 2023
- Filosofia Antiga – abrange dois momentos históricos da Grécia antiga que marcam o surgimento da Filosofia, sendo antes e depois de Sócrates. Ou seja, a Filosofia Antiga se divide em: Filosofia Pré-socrática e Filosofia Clássica (era de Sócrates, Platão e Aristóteles).
- Filosofia Medieval/Cristã – os padres filósofos uniam os pensamentos filosóficos clássicos com os preceitos bíblicos, em que faziam uma conexão entre a Fé e a Razão. Dentre os pensadores da época, se destacam Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
- Filosofia Moderna – é uma forma de pensamento, nascida no Renascimento, que separa a Fé e a Razão, dividindo-se em três áreas: Teoria do Conhecimento, Política e Ética. Os pensadores que mais se destacam nesse segmento são Descartes, Kant, Maquiavel e Bentham.
- Filosofia Contemporânea – abrange a era pós-moderna até os dias de hoje. Dentre os assuntos estudados destacam-se a sustentabilidade, conflitos sociais e bioética, por exemplo. Os filósofos mais comuns são Friedrich Nietzsche, Karl Marx, Zygmunt Bauman, dentre outros.
- Filosofia Política – estuda a convivência do ser humano e as relações de poder, englobando o governo, democracia, cidadania, liberdade, justiça, etc. Essa vertente filosófica está presente desde a Grécia Antiga e se destacam pensadores como Aristóteles e Maquiavel.
Dicas de estudos
Organizar a rotina de estudos é a peça-chave para que você assimile todo o conhecimento aprendido, saiba interpretar os enunciados e desenvolver o pensamento crítico.
Então, para poder te ajudar a estudar com tranquilidade e sem desespero, preparamos algumas dicas para você. Veja só:
- Prepare uma metodologia de estudo. Você pode começar estudando a Grécia Antiga e, depois, relacionar os conteúdos de filosofia com o contexto histórico de cada forma de pensar.
- Antes de começar a estudar um tema, leia resumos. Essa é uma boa opção para você não receber todo o conteúdo de uma vez. Assim, poderá assimilar as informações aos poucos, até estar preparado para estudar com mais profundidade.
- Faça um cronograma de cada tema que irá estudar, separando um horário para cada um deles.
- Reserve um local tranquilo para estudar. Desse modo, poderá ter maior capacidade de concentração e não se distrair facilmente.
- Faça e refaça exercícios e simulados. É uma maneira para você memorizar todo o conteúdo e, ainda, uma boa técnica de treinamento.
- Utilize diferentes formatos como ferramenta de estudos. Ou seja, leia apostilas, assista videoaulas, ouça podcasts, faça fichamentos e mapas mentais.
- Separe um momento para descansar ou praticar um hobbie. Fazendo isso, quando você retomar os estudos, estará com mais energia e disposição para recomeçar a estudar.
Uma boa opção para enriquecer seu material de estudos, é assistir essa revisão completa de Filosofia para o ENEM: