Se você está à procura de dicas para estudar matemática para ENEM 2023, veio ao lugar certo. Neste artigo, iremos apontar os temas mais frequentes da prova e, assim, te ajudar a obter uma boa nota no exame. Veja como se dar bem em matemática para ENEM 2023 e boa sorte!
Matemática para ENEM 2023
Muita gente acha a matemática de vestibular complicada e, para piorar, não consegue obter uma boa nota da disciplina na escola. Ao se falar do ENEM então, o medo da prova de Matemática causa arrepios.
Porém, se tiver muita organização e atenção com os estudos, é possível entender a Matemática e, ainda, se dar bem na matéria. Pois, assim como o nome diz, a palavra Matemática vem do grego mathema e significa “aquilo que pode ser aprendido”.
Portanto, muitos conteúdos dos quais você aprendeu de Matemática no Ensino Médio, cairá na prova do ENEM. Por isso, basta se atentar aos assuntos mais comuns e se dedicar a estudar cada um deles.
Matemática e suas Tecnologias
Antes de mais nada, é preciso saber que o caderno de Matemática e suas Tecnologias é o único do ENEM que contém apenas uma disciplina, o que a torna mais desafiadora. A prova é aplicada no segundo dia do exame e é composta por 45 questões.
Ainda, a prova de Matemática do ENEM contém exercícios de raciocínio lógico e cobra muita leitura e interpretação por parte do aluno, já que possui diversos gráficos e tabelas. Além disso, não há muitas fórmulas extensas, já que o uso de calculadora é proibido no exame.
10 temas frequentes de matemática para o ENEM
Portanto, confira os temas mais cobrados nas edições anteriores do ENEM:
- Razão e Proporção – razão é a divisão entre dois números, com a finalidade de comparar duas grandezas e a proporção é a igualdade entre duas razões. Ou seja, a razão é definida pela fórmula a/b e a proporção pela fórmula a/b = d/e.
- Regra de Três – técnica usada para decifrar uma grandeza quando possui as outras três. O cálculo é feito por meio da separação dos valores em duas colunas, ou seja, a está para b (na primeira coluna) assim como c está para x (na outra coluna). Saiba mais sobre regra de três clicando aqui.
- Aritmética – refere-se a questões que contém frações, números decimais e cálculos com princípios fundamentais de contagem.
- Geometria Plana – são os triângulos, quadrados, círculos, trapézios etc.
- Geometria Espacial – são figuras tridimensionais como pirâmides, cones, esferas, cilindros e prismas.
- Funções – relaciona dois elementos de dois conjuntos, representados por X e Y. As funções podem ser quadrática, exponencial, afim e logarítmica.
- Leitura de Gráficos e Tabelas – é comum aparecer no ENEM gráficos de barras, barras duplas, pizza e seguimento. Nesses exercícios, você deve ter boa capacidade de interpretação prestando muita atenção no título, enunciado e dados apresentados.
- Estatística – refere-se a análise de dados e registros de uma pesquisa, sendo muito presente nos exercícios de gráficos e tabelas.
- Porcentagem – é representada pelo símbolo % e o seu resultado é obtido por meio da divisão de um número por 100. É comum aparecer em exercícios que abordam preços, dados etc.
- Probabilidade – é uma área da matemática que calcula o número de chances de possíveis resultados.
Quer por em prática tudo que você viu até agora!? Então, acesse a apostila com um resumão de tudo que já caiu nas edições anteriores.
Como estudar matemática para o ENEM?
Para conseguir se desenvolver bem nos estudos de Matemática para o ENEM, confira algumas dicas valiosas que vão te ajudar a ir bem na prova:
- Reserve um local tranquilo para estudar;
- Monte um cronograma de estudos e administre seu tempo, reservando um horário para cada matéria;
- Elabore mapas mentais e esquemas de cada tema que cairá na prova;
- Faça exercícios simulados com questões que já caíram no ENEM anteriormente;
- Use diferentes técnicas de estudos como apostilas, simulados, videoaulas, podcasts etc.
- Reserve um tempo para descanso e lazer, assim estará mais disposto (a) para recomeçar a rotina de estudos.
Fique por dentro de tudo de Matemática para o ENEM no vídeo a seguir.