Participe do vestibular UEM 2023 para concorrer às vagas da instituição, pois, essa é a sua principal forma de ingresso. Pr isso, hoje, vamos te mostrar como realizar a sua inscrição para o vestibular UEM 2023.
Vestibular UEM 2023
Se você deseja estudar na UEM, então, deve realizar o vestibular da Universidade Estadual de Maringá e tirar uma excelente pontuação. Isso porque o mesmo possui um alto grau de dificuldade, assim, as melhores notas conquistam os cursos.
✓ Após ler este artigo, os candidatos também conferem:
A Universidade Estadual de Maringá é uma instituição pública de qualidade, pois foram os melhores profissionais da região.
Desse modo, a instituição possui nota 4 de 5 no MEC, ou seja, é bem avaliada o que significa que os cursos são de alta qualidade. Sabendo disso, muitas pessoas realizam o vestibular a fim de conquistar as vagas.
Portanto, veja onde a UEM possui unidades:
- Vale do Ivaí (Ivaiporã/PR);
- Campus Regional do Arenito (Cidade Gaúcha/PR);
- Cianorte (Cianorte/PR);
- Umuarama (Umuarama/PR);
- Goioerê (Goioerê/PR).
Formas de ingresso
A instituição UEM possui algumas formas de ingresso, veja quais são elas:
- Vestibular;
- Transferência externa;
- Transferência interna;
- PAS.
Cursos e vagas vestibular UEM
Os cursos vestibular UEM são disponibilizados para todos, no entanto, as vagas são limitadas e somente quem se sobressair nas notas às conquistaram.
Entretanto, se você vai realizar o vestibular, então, certifique-se de tirar uma das melhores notas. Isso porque a concorrência é grande e a dificuldade da prova é alta.
✓ Confira também estas oportunidades!
A Universidade Estadual de Maringá possui uma característica multi-campi estando presente em diversas cidades do Estado do Paraná. Oferece cursos de graduação em grandes áreas (Centros de Ensino) tais como: Agrárias, Biológicas, Exatas, Humanas, Tecnológicas, Saúde e Sociais.
Fonte: uem.br
Portanto, veja os cursos mais disputados da UEM:
- Medicina;
- Comunicação;
- Biomedicina;
- Direito;
- Engenharia de Alimentos;
- Medicina Veterinária;
- Bioquímica;
- Música;
- Odontologia;
- Administração;
- Pedagogia;
- Engenharia Elétrica;
- Moda;
- Engenharia Mecânica;
- Ciência da Computação;
- História.
Vagas disponíveis
Ao todo, são mais de 80 cursos ofertados pela UEM para os candidatos que irão prestar o vestibular. Desse modo, as vagas serão divididas em duas modalidades, são elas:
- Ampla concorrência:
- Cotas.
Na ampla concorrência, você poderá concorrer às vagas da UEM com todos os candidatos da mesma modalidade. A modalidade abrange todo o perfil de aluno, desde que o mesmo não seja um cotista conforme o seu perfil.
As vagas de cotas estão destinadas a um público específico de candidatos, por isso, é importante conhecer as regras para saber se está de acordo.
Art. 3º Em cada instituição federal de ensino superior, as vagas de que trata o art. 1º desta Lei serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (Redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016)
Fonte: planalto.gov.br
Inscrições vestibular UEM 2023
As inscrições vestibular UEM 2023 ficarão disponíveis por tempo limitado, pois, as mesmas ocorrem eletronicamente, ou seja, no site da universidade.
- Para realizar a sua inscrição no vestibular UEM, clique aqui;
- Feito isso, verifique se a opção de inscrição está disponível, assim, poderá clicar na mesma;
- Agora, preencha o formulário como orientado e escolha a opção do curso que irá concorrer;
- Em seguida, finalize.
Por fim, ao concluir a sua inscrição, você deve imprimir o boleto e pagar a taxa da mesma. É previsto que o vestibular será aplicado no dia 20 de fevereiro.